Minimização dos riscos para a população e meio ambiente.

O Gerenciamento de áreas contaminadas abrange um conjunto de técnicas e metodologias que permitem avaliar as características dessas áreas e dos impactos por elas sofridas. Com isso, é possível determinar as soluções ambientais mais adequadas a cada situação e sua gravidade.

O que oferecemos:


Avaliação Ambiental Preliminar

Consiste na realização de uma prévia avaliação técnica do local com indícios de contaminação para posteriormente seguir as etapas de gerenciamento da área.

Investigação Ambiental Confirmatória

Com base nos dados obtidos na Avaliação Preliminar, é realizada a Investigação Confirmatória tendo o objetivo de analisar e confirmar ou não a contaminação da área em questão por meio de sondagens, amostragens de solo e água subterrânea, análises químicas e a interpretação dos dados. Trata-se de uma etapa fundamental pois por meio de seu resultado determina-se a existência ou não de passivos ambientais no local investigado.

Investigação Ambiental Detalhada

A Investigação Detalhada é um estudo ambiental obrigatório para empresas que possuem uma área que foi determinada como contaminada na Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental. É um procedimento essencial para a recuperação da área degradada.

Avaliação de Risco à Saúde Humana

Trata-se de uma etapa do gerenciamento de áreas contaminadas que foca principalmente na quantificação dos riscos gerados por essas áreas e baseia-se em princípios químicos e toxicológicos, além do conhecimento sobre comportamento e transporte de contaminantes. Nessa etapa identificam-se os contaminantes, a população potencialmente atingida e as vias de exposição.

Elaboração de plano de intervenção para recuperação da área contaminada

O principal objetivo é controlar a exposição e minimizar risco à saúde humana, assim como recuperar a área antes contaminada.

Projetos de remediação de solos e águas subterrâneas

Conjunto de ações visando a remediação de solo contaminado, com o levantamento das técnicas existentes, o plano de investigação e a interpretação dos resultados.

Modelagem Matemática de fluxo e transporte de contaminantes

Uma parte muito importante no gerenciamento de áreas contaminadas, pois possibilita compreender de maneira precisa o fluxo da água subterrânea e o destino dos contaminantes, o que tem interferência direta na elaboração do plano de remediação mais adequado para a área analisada.

Sondagens manuais e mecanizadas

Podem ser definidas como intervenções no subsolo com o auxílio de maquinários específicos, tendo o objetivo de avaliar as condições do solo para estudos de áreas contaminadas como, por exemplo a instalação de poços, a medição da resistência do solo, o reconhecimento de horizontes contaminados e a posição do nível da água.

Instalação de Poços de Monitoramento, Bombeamento e Extração de Vapores

Estruturas de grande importância que possibilitam o acesso à água subterrânea proveniente do lençol freático, proporcionando a retirada de amostras a qualquer momento para análises químicas dos parâmetros considerados fundamentais para a avaliação da presença de concentrações acima dos padrões permitidos.