Ações para Conservação e Preservação de Áreas e Florestas

Oferecemos um conjunto de serviços florestais, que tem por objetivo conservar e restaurar áreas urbanas e florestais, assim como elaborar planos que asseguram a proteção dos ecossistemas terrestres e mitigar os impactos oriundos de um processo de licenciamento ambiental, sempre alinhados à luz das legislações ambientais vigentes.

O que oferecemos:


Recuperação de Áreas Degradadas

A recuperação de áreas degradadas tem o intuito de restabelecer as características físicas, químicas e biológicas de um ecossistema impactado negativamente, o qual não tem capacidade própria para se regenerar (resiliência).

Restauração Florestal

Quando uma área florestal por meio de impactos naturais (intempéries climáticas) ou ações antrópicas (impactos humanos) perde o seu estado natural, devem ser aplicadas técnicas de restauração florestal (reflorestamento de espécies nativas e/ou restauração ecológica) que vão assegurar a reconstrução da biodiversidade, função ecológica e a sustentabilidade local, por meio de plantio de espécies adequadas num período de tempo determinado.

Projetos de Arborização Urbana

O Plano de Arborização Urbana é um estudo que define e descreve as ações referentes à gestão, implantação, plantio, manutenção e monitoramento da vegetação plantada, assegurando à comunidade todos os benefícios proporcionados pelas árvores, bem como garantir a compatibilidade com o mobiliário urbano, assegurando a harmonia da paisagem urbana. Deve-se ressaltar que aspectos ecológicos, estéticos e sociais são algumas das diversas importantes funções que a arborização exerce sobre uma cidade. As árvores proporcionam a amenização da temperatura, da poluição sonora, aumentam a umidade relativa do ar, além de melhorar a sua qualidade e fornecer alimento para as pessoas e para os animais.

Plano de Manejo da Vegetação Urbana

Trata-se de um documento elaborado com o intuito de determinar as diretrizes para o manejo adequado da vegetação de uma cidade.

Elaboração de Censos Florísticos e Inventário Florestal

Trata-se de um estudo florestal com informações qualitativas e quantitativas sobre as espécies vegetais ocorrentes em uma determinada localidade, descrevendo nome científico, estado fitossanitário, localização e informações dendrométricas dos elementos arbóreos em questão, além da caracterização ambiental da área estudada.

Plano de Manejo Florestal

Plano de Manejo florestal é um documento técnico mediante o qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à sua gestão. É necessária uma equipe multidisciplinar para a elaboração do referido estudo, podendo ser utilizado tanto no manejo de Unidades de Conservação ou no planejamento ambiental das cidades.

Supressão e Poda de Árvores​

Consiste na atividade de retirar uma fração de vegetação e/ou elementos arbóreos de um determinado espaço urbano ou rural, com o intuito de utilizar a área anteriormente vegetada para a implantação de atividades, como plantios de monocultura, construção de empreendimentos, atividades pecuárias e outros usos alternativos do solo. Esta atividade deve ser supervisionada por profissionais habilitados (Engenheiro Florestal) e com a utilização de equipamentos/maquinários seguindo todas as normas de segurança previstas em lei.

Afugentamento e Resgate de Fauna

O afugentamento e resgate de fauna é realizado com a finalidade de redirecionar os animais que se encontram nas regiões onde avançam as frentes de serviço e implantação de empreendimentos diversos.