Gestão do uso e proteção dos Recursos Hídricos
e Preservação de Áreas Hídricas

Planejamento, desenvolvimento, distribuição e administração da utilização mais otimizada dos recursos hídricos, assim como ações que visam proteger, restaurar e conservar quaisquer corpos hídricos presentes em áreas urbanas e florestais.

O que oferecemos:


Projetos de intervenção em corpos hídricos

Objetiva garantir a disponibilidade e qualidade da água para seus mais diversos usos, incluindo o abastecimento público e a preservação do meio ambiente.

Projetos de drenagem

Tem como objetivo captar e destinar adequadamente a água presente em terrenos alagados, viabilizando a implementação de um empreendimento e mitigando os riscos relacionados à inundação. Composto pela análise de elementos como estudos hidrológicos, topográficos e geotécnicos, projetos geométricos e de terraplanagem.

Projetos de saneamento básico

Entende-se como saneamento básico um conjunto de serviços como distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos. Um projeto que abrange esses aspectos é normalmente empregado para todos os tipos de empreendimento, em especial, residenciais, comerciais e industriais, cuja necessidade de uma infraestrutura adequada é de grande importância.

Estudos hidrológicos e hidráulicos

Consistem em serviços que buscam medir a área de escoamento de um rio a partir de uma planta, tirando o fluxo de água em razão do tempo de recorrência, projetando, assim, a situação dos anos seguintes. Costumam ser utilizados para empreendimentos como reformas ou ampliação de pontes, travessia de dutos, construção de barragens, transposição de rios, projetos de irrigação e análise de áreas de inundação para o setor agropecuário.

Modelagem hidrodinâmica de cursos d’água

A modelagem hidrodinâmica representa o funcionamento de um corpo hídrico, sendo aplicado em estudos, projetos e gestão dos recursos naturais, especialmente em lagos, reservatórios, estuários e zonas costeiras adjacentes a bacias hidrográficas.

Planos para otimização do uso da água

A partir de uma visão integrada dos diferentes usos da água, os planos são elaborados em três níveis: bacia hidrográfica, nacional e estadual.

Concepção e desenvolvimento de sistemas integrados de gerenciamento de recursos hídricos

Promove o desenvolvimento coordenado dos recursos hídricos com o intuito de maximizar seu uso sem comprometer a sustentabilidade de ecossistemas.

Elaboração de plano de monitoramento da qualidade das águas subterrâneas, superficiais e efluentes

Tem como objetivo propor medidas que servirão ao planejamento e controles dos recursos hídricos, possibilitando adotar ações preventivas e corretivas visando à manutenção da disponibilidade de água para os moradores do local.

Outorgas de captação de água e lançamento de efluentes​

Trata-se de um instrumento obtido por meio de um órgão público, que concede à pessoa física ou jurídica autorização para uso do recurso hídrico, com o objetivo de harmonizar os interesses da sociedade com a conservação do meio ambiente, mediando possíveis conflitos.

Faixa Marginal de Proteção (FMP) de Rios

São faixas de terra às margens de rios, lagos, lagoas e reservatórios d'água, necessárias à proteção, defesa, conservação e operação de sistemas fluviais e lacustres.